Unidade Ambiental - ECOJUS

APRESENTAÇÃO

O Tribunal de Justiça do RS iniciou as atividades relativas à gestão ambiental, em 2005, com a criação do ECOJUS – Programa de Proteção e Educação Ambiental e Responsabilidade Social, inicialmente formado por servidores voluntários da Justiça Gaúcha. A partir da formalização do Programa de Gestão Ambiental em setembro de 2008, o ECOJUS passou a atuar como braço executor do Programa. Desde então, muitos projetos foram e estão sendo realizados, que poderão ser conferidos aqui.

A Gestão Ambiental é política institucional (Ato Presidencial Nº 029/2008-P, de 5 de setembro de 2008), e atende aos termos da Recomendação nº 11/2007 do Conselho Nacional de Justiça, reforçada pela edição da Política Nacional de Resíduos Sólidos ( Lei 12.305/2010 ) .

A edição da Resolução nº 201/2015, do Conselho Nacional de Justiça, transformou o ECOJUS – Programa de Proteção e Educação Ambiental e Responsabilidade Social, por meio do Ato Regimental nº 02/2015-OE, em UNIDADE AMBIENTAL – ECOJUS que, organicamente, está vinculada à Presidência. Ainda, em cumprimento à Resolução nº 201/2015, foi constituída por Ato Presidencial nº 027/2015-P, a Comissão do Plano de Logística Sustentável, a qual elaborou o Plano de Logística Sustentável do TJRS, visando à adoção de mecanismos de controle e monitoramento de ações ambientais como forma de implementação da sustentabilidade na Instituição.

A Unidade Ambiental – ECOJUS tem como objetivo fomentar as boas práticas de Gestão Ambiental no Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, criando um ambiente favorável à mudança de atitudes e comportamentos em relação ao meio ambiente e à sociedade, combatendo os desperdícios, favorecendo a promoção humana, e tornando a Instituição referência de administração pública. Promover as boas práticas de gestão, visando à redução dos impactos ambientais causados pela atividade judiciária, por meio da elaboração e implantação de Projetos de Gestão de Resíduos Sólidos, de Recursos Hídricos, de Eficiência Energética, de Educação Ambiental e na execução do Plano de Logística Sustentável.

A implementação do Sistema de Gestão Ambiental vem exigindo cada vez mais estudo técnico, estruturação material e de pessoal, objetivando a disseminação da cultura da proteção ambiental, como conduta necessária à melhoria da qualidade de vida no trabalho e nos lares dos nossos servidores e magistrados.

Diagnóstico Ambiental e Plano de Gestão de Resíduos Sólidos: download

Manual de Resíduos Sólidos: download

ECOJUS - Programa de Educação e Proteção Ambiental e Responsabilidade Social
Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Av. Borges de Medeiros, 1565, 4º Andar - Sala 447
Endereço eletrônico: ecojus@tjrs.jus.br Telefone: (51) 3210-7654