Desembargador Dálvio Leite Dias Teixeira

Naturalidade: São Gabriel, RS.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, em 1976.

Licenciado em Direito e Legislação e Direito Aplicado pela PUC/RS em agosto de 1978.

Ingressou na magistratura em agosto de 1982 como Pretor na Comarca de Porto Alegre, na 1ª Vara Cível, cargo em permaneceu até 1985. Nomeado Juiz de Direito em junho de 1985, tendo jurisdicionado, como titular, a 1ª Vara Cível das Comarcas de Planalto, Marau, Panambi e Ijuí e, como substituto, as Comarcas de Nonoai, Iraí, Constantina, Casca, Guaporé, Santa Bárbara do Sul, Catuipe, Augusto Pestana e Santo Ângelo.

Na Capital, atuou no Serviço de Plantão Permanente do Foro Central, na 3ª Vara de Acidente de Trânsito, no 2º Juizado Especial de Transito, na 3ª Vara de Delitos de Trânsito e na 2ª Vara de Delitos de Trânsito. Participou da Turma Recursal Criminal dos Juizados Especiais do Rio Grande do Sul.

Foi Juiz Eleitoral nas Comarcas de Planalto, Marau e Panambi e na 2ª Zona Eleitoral de Porto Alegre e Membro Efetivo do Tribunal Regional Eleitoral, integrando seu Tribunal Pleno.

No magistério superior, foi professor nas Universidades de Cruz Alta (UNICRUZ) e de Ijuí (UNIJUI), na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) de Canoas. Atualmente é professor das disciplinas de Direito Processual Civil I e III e Pratica Jurídica II, na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), de Gravataí.

Tem curso de Mestrado, Área de Concentração em Direito Civil – incompleto, faltando a elaboração e defesa da dissertação – na Escola Osvaldo de Vergara de pós-graduação em Ciências Jurídicas e Sociais.

Concluiu em 1999 o Curso de Formação Judicial Superior “Dimensão Jurídica da Integração Política e Econômica” na 1ª Turma da Escola Judicial do Conselho Geral do Poder Judiciário Espanhol, em Barcelona.

Participou do curso de Formação Judicial Superior “Dimensão Jurídica da Integração Política e Econômica” na Escola Judicial do Conselho Geral do Poder Judiciário Espanhol, em Barcelona, Espanha. Participou do curso sobre reflexões sobre a infância e a infância e adolescência, realizado em Cartágena das Índias, Colômbia, em 2001. Em novembro de 2003, integrou o 1º Encontro da Comunidade Acadêmica de Ex-alunos da Aula Ibero-Americana, do Poder Judiciário Espanhol, em Antiqua Guatemala.

É membro da Associação Juízes para a Democracia e da Sociedade Ibero-americana de Direito Médico.

É doutorando (com suficiência investigatória concluída) em Estudos Internacionais pela Universidade de Barcelona e em Direito Privado pela Universidade de Leon, Espanha.

Tomou posse como Desembargador em 22 de novembro de 2004.