Desembargador Altair de Lemos Júnior

Formado em janeiro de 1987 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, exerceu a advocacia por 22 anos até ser nomeado Desembargador na vaga destinada ao Quinto Constitucional em maio de 2019.

Foi distinguido pela OAB/RS pelos serviços prestados à classe. Cursou Direito Comercial na Escola Judicial de Barcelona, Espanha, bem como vários outros cursos promovidos pelo Poder Judicial Espanhol, na Colômbia, Bolívia e Uruguai.

No Tribunal de Justiça atuou na 2ª Câmara Especial Cível, que foi transformada na 24ª Câmara Cível. Participou da Comissão de Segurança de Magistrados, Comissão Institucional e Comissão Mista de Segundo Grau.Foi Ouvidor substituto e posteriormente Ouvidor do TJRS de 2014 a 2018. Preside o Colégio Nacional de Ouvidores Judiciais desde sua criação em 2015.

Foi condecorado com a Ordem do Mérito Judiciário Militar, grau de alta distinção, em março de 2017, pelo Superior Tribunal Militar, Medalha do Mérito Judiciário, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, 2017, Medalha de Reconhecimento do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, 2018 e Medalha do Mérito Judiciário do Trabalho da Ordem de São José Operário, no grau de Grande Oficial, do Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, 2018.