Assinador e Particionador Desktop TJRS

Última atualização: 22/09/2017

 

O TJRS disponibilizou um aplicativo para realizar a assinatura digital de arquivos no desktop, para posteriormente serem transmitidos ao sistema de Portal de Processo Eletrônico já assinados. Este mesmo aplicativo permite “particionar” arquivos PDFs, dividindo um arquivo grande em arquivos menores, visando respeitar o limite do tamanho máximo dos arquivos a serem transmitidos.


Instalação

 

A versão disponibilizada é a 1.2.3.

Versão para Windows de 64 bits sem Java embutido

A versão recomendada para sistema operacional de 64 bits que já tem Java 8 (ou superior) de 64 bits instalado pode ser obtida a partir do seguinte link:

http://www.tjrs.jus.br/downloads_softwares/TJRS-Assinador-Particionador-Windows-x64-sem-Java.exe

Versão para Windows de 64 bits com Java embutido

A versão recomendada para sistema operacional de 64 bits que não tem Java instalado pode ser obtida a partir do seguinte link:

http://www.tjrs.jus.br/downloads_softwares/TJRS-Assinador-Particionador-Windows-x64-com-Java.exe

Versão para Windows de 32 bits sem Java embutido

A versão recomendada para sistema operacional de 32 bits que já tem Java 8 (ou superior) de 32 bits instalado pode ser obtida a partir do seguinte link:

http://www.tjrs.jus.br/downloads_softwares/TJRS-Assinador-Particionador-Windows-x86-sem-Java.exe

Versão para Windows de 32 bits com Java embutido

A versão recomendada para sistema operacional de 32 bits que não tem Java instalado pode ser obtida a partir do seguinte link:

http://www.tjrs.jus.br/downloads_softwares/TJRS-Assinador-Particionador-Windows-x86-com-Java.exe


Execução

 

Após a instalação, será disponibilizado um ícone na Área de Trabalho do Windows:

1-icone-assinador-particionador

Este ícone poderá também ser encontrado a partir do menu Iniciar, no grupo de programas “TJRS”, na pasta “Assinador e Particionador”.


Configurações

 

Nesta aba podemos configurar os caminhos de pasta onde podem ser encontrados os arquivos para serem trabalhados, bem como a informação do tamanho máximo que cada arquivo pode ter e configurações de proxy de rede, quando aplicável.

O aplicativo irá sugerir, inicialmente, caminhos de pastas onde podem ser adicionados os arquivos a assinar e a particionar a partir do caminho:

C:\Users\Sua-Conta-De-Usuário

Para cada funcionalidade podemos indicar caminhos padrão de pastas e outros ajustes, como podemos ver na imagem abaixo:

 

2-aba-configuracoes-assinador-particionador

 

Assinador

  • Diretório de origem padrão: local onde poderão ser encontrados os arquivos PDF a serem assinados;
  • Diretório de destino padrão: local de destino padrão onde serão gravados os arquivos assinados;
  • Tipo Assinatura: aqui iremos indicar se a assinatura será encapsulada junto com o conteúdo do documento, em um único arquivo, ou não; para envio ao TJRS, esta a opção a ser escolhida é "arquivo e conteúdo em um único documento".

Particionador

  • Tamanho máximo do arquivo: aqui iremos indicar se o tamanho máximo que um arquivo pode ter após o particionamento; devemos observar, para envio ao TJRS, qual o tamanho máximo permitido.
  • Diretório de origem padrão: local onde poderão ser encontrados os arquivos PDF a serem particionados;
  • Diretório de destino padrão: local de destino padrão onde serão gravados os arquivos já particionados.

Proxy

Os campos de proxy (endereço, porta, usuário e senha) deverão ser preenchidos caso o computador exija esse tipo de configuração para permitir conectar com a Internet. Utilize o botão “Testar Conexão” para verificar se esses campos foram corretamente preenchidos.


Particionando documentos

 

Na aba “Particionador” selecione o arquivo PDF a ser particionado. O sistema irá automaticamente abrir para seleção a pasta informada na aba de Configurações; outras pastas, no entanto, podem ser pesquisadas. Após selecionar o arquivo, este pode ser verificado se clicando no ícone exibido ao lado.

Assim que o arquivo é selecionado, o aplicativo realiza, automaticamente, uma sugestão de particionamento das páginas do arquivo PDF original, visando gerar arquivos que obedeçam ao limite do tamanho máximo dos arquivos informado na aba de configurações.

Veja abaixo uma imagem de exemplo:

 

3-aba-particionador-assinador-particionador

 

No exemplo acima o arquivo original poderá ser particionado em 6 (seis) arquivos. Podemos, no entanto, escolher particionar por numeração de páginas, deste modo tipificando o documento. O sistema irá, no entanto, sempre respeitar o limite máximo de tamanho, como podemos ver na figura abaixo:

 

3-aba-particionador-assinador-particionador

 

No exemplo acima, para o mesmo arquivo selecionado, indicamos que as 20 primeiras páginas se tratavam da petição inicial; da página 21 até a página 130, é uma cópia de contrato; neste caso, este novo documento iria extrapolar o limite de tamanho estabelecido, então o sistema ainda gera um novo particionamento para respeitar esse limite, por isso ainda particionou em 4 documentos.

O restante do documento foi identificado como cópia de recurso; cabe observar que ainda precisa ser adicionado através do ícone de adição, de cor verde, ao lado.

Por fim, é necessário ressaltar que nada ainda foi feito; é preciso acionar o botão “Particionar” para gerar os arquivos no diretório de destino. Somente então os novos arquivos serão gerados.

Caso algumas páginas contenham conteúdo que extrapolem o limite do tamanho máximo permitido, estas serão mostradas em negrito, pois não será possível particionar essas páginas. Nestes casos recomenda-se digitalizar novamente essas páginas diminuindo a resolução.


Assinando documentos

 

Na aba “Assinador” selecione um ou mais arquivos PDF a serem assinados. Conecte seu certificado (cartão inteligente ou token) e, acionando o botão “Atualizar", certifique-se que o certificado esteja selecionado no campo “Detectar e Selecionar Certificado”. É possível visualizar as informações do certificado clicando em "Visualizar".

Veja abaixo uma imagem de exemplo:

 

4-aba-assinador-assinador-particionador

 

Os arquivos podem ser conferidos a partir do botão de visualização, à direita do nome de cada arquivo, e também podem ser retirados da lista. Para proceder com a assinatura, acione o botão “Assinar” informe a senha PIN de seu certificado.

Depois de concluído o procedimento de assinatura digital serão gerados arquivos na pasta de destino.