Voltado para Assistentes Sociais, a Coordenadoria da Infância e Juventude do RS (CIJRS) promove, nesta terça-feira (02/08), o curso “Letramento Racial como prática antirracista no sociojurídico”. A apresentação ficará a cargo da Chefe de Serviço da CIJRS, Assistente Social Marleci Hoffmeister. A atividade, que é restrita aos inscritos, acontecerá das 14h às 16h, no canal da CIJRS no YouTube.
O objetivo é dar visibilidade ao tema no contexto da infância e juventude. A Estagiária de Serviço Social Karine Limeira fará uma explanação sobre a construção do Projeto. A Pesquisadora em Relações Sociais de exploração/opressão de raça/etnia e gênero, Loiva Mara de Oliveira Machado, falará sobre racismo estrutural no cotidiano da formação e trabalho profissional.
No dia 09/08, a atividade seguirá com a participação da Mestra em Educação e Pesquisadora, Denise Ferreira, Assistente Social do TJ da Bahia, que falará sobre a prática antirracista no sociojurídico e com a Assistente Social Fernanda Canfield, do TJRS, sobre a importância do letramento racial na prática.
A atividade foi idealizada pela Estagiária Karina Limeira dos Santos, com a supervisão da Assistente Social Marlei Hoffmeister e visa a contribuir com a luta antirracista e com a promoção da garantia de direitos das crianças e adolescentes. Além de despertar a reflexão sobre as questões raciais que perpassam o cotidiano de atendimento destes profissionais quando intervindo em processos de acolhimento, destituição do poder familiar e adoção.
Currículos
Loiva Maria de Oliveira Machado, Professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), da Frente Nacional Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. Líder do AYA- Grupo de estudos, extensão e pesquisas em Serviço Social, relações sociais de exploração/opressão de raça/etnia e gênero da UFRGS/CNPQ e do Programa de Extensão Coletivo Aya da UFRGS.
Denise Ferreira, Assistente Social do Judiciário – 1ª Vara da Infância Juventude de Salvador – TJ/BA. Pesquisadora da adoção Étino-racial numa perspectiva: Afrocentrada, Decolonial e Antirracista.
Fernanda Canfield, Analista Judiciário /Assistente Social – 2º Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre – TJ/RS