Com a temática do combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Coordenadoria da Infância e Juventude do RS (CIJRS) participará da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre, que será realizada de 28/10 a 15/11.
No dia 28/10, às 14h, a assistente social da CIJRS, Marleci Hoffmeister, participará de um bate-papo com o tema: “Ecos da escuta protegida e a literatura protege: 5 anos da Lei 13.431/17”. Após, será realizado o lançamento do livro, “Não me toca, seu boboca”, da autora Andréa Viviana Taubman. O evento faz parte das atividades da Feira do Livro de Porto Alegre, edição 2022, e acontecerá na sala Moacyr Scliar, no Espaço Cultural dos Correios – térreo do Memorial do RS, e será aberto ao público.
Também participarão da mesa debatedora a Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões do Ministério Público do RS, Luciana Cano Casarotto e a Psicóloga do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria Estadual da Saúde, Rosângela Machado Moreira.
Versar sobre a complexidade da violência sexual e a dificuldade de identificação do abusador é um dos destaque que a representante da CIJRS, Marleci Hoffmeister irá abordar: “A violência sexual, sendo praticada contra criança de tenra idade apresenta uma gama de dificuldades na identificação, pois a criança não consegue distinguir entre violência e carinho; sedução e ameaça ou segredo e atitude criminosa’, frisa Marleci. Para isto, a servidora da Coordenadoria da Infância e Juventude do RS ressalta a importância da leitura: “É de suma importância estimular o interesse de crianças para a leitura de obras que trazem a sutileza desse crime para que possam compreender o universo da violência sexual, de forma lúdica, cuidadosa e informativa e, com isto, despertar para a autoproteção. É uma das formas de proteção. A Coordenadoria da Infância e Juventude, atenta a esta importante discussão, convida toda a sociedade para que venham participar dessa mesa de discussão”, enfatiza a servidora.
“Não me toca, seu boboca”
A autora do livro, ‘Não me toca, seu boboca’, Andréa Viviana Taubman celebra a realização da roda de debate: “Oportunizar esse debate, no contexto da Feira do Livro de Porto Alegre, aproximando atores da Literatura, Educação e do Judiciário – para avaliar os avanços de 2017 a 2022 no campo da prevenção e enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com três profissionais do mais alto gabarito dedicadas a esse complexo problema, a meu ver, é promover possibilidades concretas para a articulação da Rede de Proteção e garantia dos direitos da criança e do adolescente. A arte é um instrumento potente para erguer pontes de diálogo e conectar família, Estado e sociedade em busca de soluções”, ressalta a autora. Desde que iniciou, em 2010, sua caminhada para a criação do livro, Andréa Taubman destaca a importância de efetivar a Proteção Integral adotada pelo ECA, através da interlocução entre diferentes segmentos e saberes.
A sala do evento possui 60 lugares e estará aberta ao público.
68ª Feira do Livro
A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre acontecerá entre os dias 28/10 até 15/11. Com o slogan “Uma boa festa tem história “ a edição deste ano integra as comemorações dos 250 anos de Porto Alegre e terá como patrono da Feira o poeta Carlos Nejar.