Novo Juizado da Infância e Juventude é instalado em Porto Alegre

Corregedor enalteceu trabalho dos magistrados e servidores ligados à Infância e à Juventude Créditos: Eduardo Nichele

“É mais uma concretização promovida pela atual Administração no sentido de aperfeiçoar ainda mais os serviços prestados aos nossos jurisdicionados na área da Infância e Juventude”. A declaração foi da Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, durante o ato que transformou a 2ª Vara Cível do Foro Regional da Tristeza em 3º Juizado do 2º Juízo do Juizado Regional da Infância e Juventude da Comarca de Porto Alegre. A cerimônia foi realizada nesta sexta-feira (23/9), no Foro I, com a presença dos demais integrantes da Administração. Ela afirmou ainda que a Corregedoria-Geral da Justiça, após a realização de apontamentos, informou a necessidade de mais um Juizado na referida área. “Tínhamos uma estrutura que se destinava à instalação de uma Vara Cível no Foro Regional da Tristeza que não se faz mais necessário e o Órgão Especial autorizou a transformação que passa a funcionar a partir de hoje”, concluiu a Presidente.

Presidente Iris destacou a importância da área da Infância e da Juventude no Judiciário
Créditos: Eduardo Nichele

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, em sua manifestação, enfatizou que ” é uma alegria para nós proporcionarmos a instalação de mais uma unidade judiciária nesta área tão importante como é a  infância e a juventude.” Ele acrescentou que “estamos muito felizes com a realização e queremos avançar ainda mais neste tema fundamental para a sociedade”.

A Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juíza Alessandra Bertoluci, em seu pronunciamento, afirmou que o Juizado terá competência referente aos temas de adoções, acolhimentos e medidas protetivas ligadas à Infância e Juventude. “Será muito importante para somar esforços, com mais um magistrado e servidores que farão com que os processos na área possam fluir ainda mais rapidamente”, disse a Juíza.

Diretora Alessandra afirmou que novo Juizado irá auxiliar muito na agilização dos processos
Créditos: Eduardo Nichele

A Titular do 1º Juízo do 2º Juizado Regional da Infância e Juventude, Tânia da Rosa, em seu pronunciamento, lembrou que atua na área desde 2015 e afirmou que a nova Unidade Judiciária será de suma importância. “Estamos muito agradecidos com a Administração pela iniciativa tomada”, salientou  ela, informando que a Juíza Paula Paradeda atuará no 3° Juízo do Juizado Regional da Infância e Juventude.

Também participaram da cerimônia o 1° Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Informática, Desembargador Alberto Delgado Neto, o 2º Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, a 3ª Vice-Presidente, Desembargadora Lizete Andreis Sebben, a Presidente do Conselho de Administração, Gestão e Planejamento (CONAD), as representantes do Ministério Público, Cinara Braga Dutra, da Defensoria Pública, Larissa Rocha Caon, e da OAB, Eliane Borges de Lemos, da Juíza-Corregedora Coordenadora Cristiane Hoppe, do Juiz-Corregedor Luís Antônio de Abreu Johnson, Coordenador da Infância e da Juventude, além do Juiz-Assessor da Presidência, Luiz Felipe Severo Dessessards, do Vice-Presidente da AJURIS, Cristiano Vilhalba Flores, além de outros magistrados e servidores do Judiciário.

Solenidade ocorreu no Foro da Comarca de Porto Alegre
Créditos: Eduardo Nichele

Texto: Renato Sagrera / Diretora de Imprensa: Rafaela Souza | dicom-dimp@tjrs.jus.br