Partiu Aula na Justiça forma quinta turma

Partiu Aula na Justiça formou mais oito jovens em evento no CIACA, em Porto Alegre Créditos: Leonardo Radde/DICOM
Partiu Aula na Justiça formou mais oito jovens em evento no CIACA, em Porto Alegre Créditos: Leonardo Radde/DICOM

Mais oito meninas e meninos envolvidos em atos infracionais se formaram pelo Partiu Aula na Justiça, iniciativa que propicia aprendizado em criação musical, expressão, cultura, cidadania e educação profissional. A entrega dos certificados de conclusão aconteceu na tarde dessa quinta-feira (6/10), no Centro Integrado de Atendimento da Criança e do Adolescente (CIACA), em Porto Alegre.

Pais e parentes dos jovens acompanharam no evento a apresentação do resultado final das atividades dessa quinta turma do Partiu. Um rap apresentado em videoclipe, protagonizado pelos próprios jovens, que compuseram letra e música sob a supervisão do Rapper e Educador Social Rafa Rafuagi. A gravação ocorreu na Casa do Hip-Hop de Esteio. Ao todo foram 15h de aulas, em cinco encontros.

A partir da conclusão integral, do envolvimento nas oficinas do projeto, e conforme avaliações da equipe da Justiça Instantânea (JIN), coordenada pelo Juiz de Direito Charles Maciel Bittencourt, os jovens têm os processos contra eles extintos. A participação é voluntária.

Éder, de Esteio, é pai de um dos formandos. Conta que o jovem estava “bem encaminhado”, pronto a finalizar o ensino médio, quando se deixou influenciar por amizades e passou a usar drogas. “Saiu de casa, acabou sendo preso na mão de traficante, que tocou tudo nas costas dele”, relata.

Depois da inclusão do filho no Partiu Aula, ele sente a mudança. “Dever cumprido, ele veio aqui e fez a parte dele. Graças a deus ele voltou, hoje está mais alinhado, trabalha comigo inclusive”, diz. Éder vê o projeto como “super interessante”, e que deve ter continuidade para beneficiar mais gente.
“Tem muito jovem que está aí no tráfico, perdido, e não seria de ir para uma detenção, mas sim a uma escola, algo para direcionar esse jovem”, conclui.

Já a mãe de outro jovem, J., estava satisfeita, e entende que o filho se motivou. “Ele nunca dá bola para nada, sempre larga pela metade, e aqui ele quis vir, chegava quinta-feira e já vinha direto. Foi maravilhoso isso”. O jovem, com 18 anos recém feitos, está trabalhando. Conta que aprendeu coisas diferentes no Partiu Aula, e, certificado na mão, lembra que disse ao professor Rafa: “Tranquilo, agora eu estou pelo certo, para mim coisa erada não adianta fazer”.

O Projeto Partiu Aula na Justiça é fruto de parceria entre o Poder Judiciário Estadual (através do JIN), o Ministério Público do Trabalho 4ª Região (MPT) e o Ministério Público do RS (MPRS).

Juiz Charles Bittencourt projeta que mais 20 adolescentes serão formados pelo Partiu Aula na Justiça ainda em 2022 Créditos: Leonardo Radde/TJRS-DICOM

Juiz Charles Bittencourt projeta que mais 20 adolescentes serão formados pelo Partiu Aula na Justiça ainda em 2022
Créditos: Leonardo Radde/TJRS-DICOM

No evento desta tarde, o Juiz Charles Bittencourt felicitou os formandos, os elogiando pela participação nas oficinas. “Sejam felizes e sigam uma nova estrada”, desejou. Segundo o magistrado, são 40 jovens que já concluíram o Partiu Aula na Justiça, de 46 indicados. A meta para até o final de ano é formar mais 20 adolescentes.

A Defensora Pública Daniela Oliveira Bueno e o Promotor de Justiça Rogério Roque Weiller, presentes ao CIACA, também parabenizaram os jovens e as famílias pela conquista.

Surpresa

Os formandos dessa quinta turma ganharam um prêmio surpresa. Ingressos para o Rap In Cena Festival, que acontece dias 15 e 16/10, no Parque Maurício Sirotski Sobrinho (o Harmonia), em Porto Alegre, disponibilizados pela organização do evento.