Notícias

Eproc: Instaladas CAP e CCC em mais duas Comarcas da Região Metropolitana de Porto Alegre

07/AGO/2019 - 20:35

Duas solenidades marcaram a instalação das Central de Atendimento ao Público (CAP) e Central de Cumprimento Cartorário (CCC) nas Comarcas de São Leopoldo e Novo Hamburgo. A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Denise Oliveira Cezar, prestigiou os eventos e destacou que a implantação das unidades nos Foros é um passo importante para a quebra de paradigmas que o Judiciário gaúcho está vivenciando com a implantação do eproc na Justiça Estadual.

São Leopoldo

A primeira cerimônia realizada na tarde de hoje foi em São Leopoldo. No Foro, a CAP e a CCC será coordenada pelo Juiz Tiago Tweedie, que destacou que o desafio será estabelecer os padrões de atendimento, bem como o objetivo de poder acolher os operadores do direito e partes.

O Juiz-Diretor do Foro de São Leopoldo, Ivan Fernando Chaves, destacou que o eproc é um sistema inovador que vai facilitar a vida de todos. Agradeceu o esforço da Administração para a instalação das estruturas e informou que desde maio deste ano, quando foi implantado o eproc na Comarca, já foram distribuídos mais de dois mil processos.

A Secretária-Geral da OAB na Comarca de São Leopoldo, Adriana Dantas, parabenizou a Administração do Judiciário e afirmou que as unidades serão muito importantes para o trabalho dos advogados na região.

juiz falando ao lado da Desa Denise

Juiz-Diretor do Foro de São Leopoldo, Ivan Fernando Chaves, destacou que o eproc é um sistema inovador que vai facilitar a vida de todos

A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Denise Oliveira Cezar, destacou os resultados de pesquisas de satisfação realizadas com usuários da CAP do Foro Central de POA que resultaram na aprovação de 97% dos usuários.

“É um sistema mais ágil que permite o uso de ferramentas como a inteligência artificial para o enfretamento, por exemplo, das demandas de massa. É de fácil utilização pelos Advogados e otimiza o trabalho de magistrados e servidores, com redução de 40% no tempo de tramitação do processo”, ressaltou a Corregedora.

advogada falando

Secretária-Geral da OAB na Comarca de São Leopoldo, Adriana Dantas, afirmou que as unidades serão muito importantes para o trabalho dos advogados

Presenças

Também participaram das solenidades o Juiz-Corregedor André Luis de Aguiar Tesheiner, os Juízes de Direito da Comarca Maira Grinblat, Jaqueline Hofler, Fernanda Pinheiro Tractenberg, a assessora da CGJ Sheron Garcia e servidores da Comarca.

 magistrados e autoridades na sala da CAP

Atos marcaram instalações em São Leopoldo…

Novo Hamburgo

autoridade de pé no saguão do foro de NH

…e Novo Hamburgo

A Juíza-Diretora do Foro, Joseline Vargas, será a coordenadora da CAP e da CCC na Comarca. Em seu discurso, agradeceu a Administração do TJRS pela instalação das estruturas e disse que o eproc representa a transformação da realidade das pilhas de processos. “Nossa meta é atingir o atendimento de excelência, assim como já vem ocorrendo na CAP do Foro Central de Porto Alegre”, projetou.

Juíza falando no microfone

A Juíza-Diretora do Foro, Joseline Vargas, disse que o eproc representa a transformação da realidade das pilhas de processos

O Presidente da Comissão de Advocacia e Inovação da OAB/Novo Hamburgo, Advogado Rafael Pereira, parabenizou pelas instalações e destacou que a OAB tem duas comissões que tratam do tema processo eletrônico.

A Corregedora Denise afirmou que a instalação do eproc representou um ganho de 30% na capacidade de organização dos prédios da Justiça, com eliminação dos processos físicos e ganho de espaço nas salas dos cartórios e gabinetes: “Qualifica o ambiente laboral e aumenta a produtividade”, frisou a Desembargadora.

Advogado falando na cerimônia

Presidente da Comissão de Advocacia e Inovação da OAB/Novo Hamburgo parabenizou pelas instalações

Presenças

Também participaram da solenidade o Juiz-Corregedor André Luis de Aguiar Tesheiner, o Presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Raul Cassel, a Procuradora-Geral do Município, Fernanda Luft, o Defensor Público, Jaderson Paluchowski, os Juízes de Direito Gustavo Borsa Antonello, Patrícia Dornelles Antonelli e Valkíria Kieschle, Luiz augusto Leal e Adriano Parolo, a assessora da CGJ Sheron Garcia, servidores da Comarca e público em geral.

Serviços

Na CAP é possível o cadastro e validação dos advogados no eproc, a alteração de senha, a obtenção de chave do processo e de informações sobre o andamento processual, buscar auxílio sobre como peticionar e anexar documentos nos autos, bem como o esclarecimento de outras dúvidas sobre o sistema.

Já a estrutura da CCC atua apenas no cumprimento cartorário dos processos eletrônicos do eproc (expedição de ofício, mandados, cartas precatórias, etc).

O eproc foi criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Próximas Comarcas

Nesta quinta-feira (8/8) será instalada a CAP e CCC na Comarca de Canoas. Para o dia 29/8 está prevista a instalação das unidades nas Comarcas de Gravataí e Viamão.

Fonte: Imprensa / TJRS
imprensa@tjrs.jus.br
<< Voltar