Site oficial do TJRS

Ir para o conteúdo
Carregando...
A consulta de processos de execução criminal deve ser feita via Portal PEC.
Para acessar o Portal PEC clique aqui.
A consulta de processos de execução criminal deve ser feita via Portal PEC.
Para acessar o Portal PEC clique aqui.
Aguarde...

O Departamento de Taquigrafia e Estenotipia atua no apoio às sessões de julgamento do Tribunal de Justiça na produção de notas taquigráficas, assim como na prestação de serviços aos mais diversos setores administrativos e jurisdicionais do Poder Judiciário do Estado do Rio Grande do Sul.

É responsável também pela elaboração e atualização do Manual de Linguagem Jurídico-Judiciária, ferramenta de consulta utilizada para a padronização de textos.

O DTAQ é composto por:

Serviço de Apoio às Sessões
Realiza o apanhamento taquigráfico dos votos proferidos nas sessões de julgamento do Tribunal de Justiça, bem como o registro de reuniões de comissões e conselhos, sendo as notas taquigráficas disponibilizadas via Sistema Themis e os registros das reuniões pelo e-mail setorial.

Serviço de Revisão
Revisa as notas taquigráficas, padronizando-as e adequando-as à linguagem escrita formal, com base no Manual de Linguagem Jurídico-Judiciária, consulta à legislação, à doutrina, consulta processual, etc.

Serviço de Estenotipia
Atende às audiências de instrução da 4ª Câmara Criminal, da Corregedoria, do Órgão Especial, da Comissão Paritária de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Doenças Decorrentes, de sindicâncias e de processos administrativos disciplinares do Tribunal.

Setor de Sonorização
Realiza o monitoramento e a manutenção do sistema de áudio e de gravação das sessões de julgamento das Câmaras isoladas, dos Grupos, das Turmas, do Órgão Especial, das reuniões de comissões e conselhos e dos eventos do Tribunal de Justiça. É responsável pelo suporte técnico, organização, controle e armazenamento das gravações.

 

Manual de Linguagem

Visualize aqui o Manual de Linguagem Jurídico-Judiciária - formato PDF.

 

Notas Taquigráficas

  • Nas sessões de julgamento do Tribunal, o taquígrafo realiza o apanhamento dos votos proferidos oralmente, debates, discursos, sustentações orais e alterações dos resultados dos julgamentos, sempre que solicitado.
  • A disponibilização das notas aos gabinetes ocorre em até 24 horas no Sistema Themis.
  • A gravação da íntegra das sessões permanece armazenada em arquivo de áudio, o que possibilita eventual degravação posterior, a pedido das Secretarias de Câmara e Gabinetes.
  • A Secretaria de Câmara e os Gabinetes terão acesso ao resultado do julgamento proferido em sessão, quando solicitado, ao clicar na aba Taquigrafia → Tiras.

Acesso às Notas Taquigráficas pelo Sistema Themis

 

Fale conosco

E-mail: dtaq@tj.rs.gov.br

Seções Ramais Telefones
Direção 7720 3210-7720
Recepção 7722 3210-7722
Serviço de Apoio às Sessões 7718 3210-7718
Serviço de Revisão 7721 3210-7721
Serviço de Estenotipia 7714 3210-7714
 Setor de Sonorização  7723 3210-7723

Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1565, Sala 719 – 7º andar