O Plano de Continuidade de Serviços Essenciais (PCSE) pode ser descrito como uma estratégia detalhada e documentada para garantir que a instituição consiga evitar a interrupção de suas atividades ou se recuperar rapidamente de uma interrupção significativa naqueles serviços que são considerados essenciais, ou seja, aqueles que contribuem diretamente para o cumprimento da missão do Tribunal.
Alguns exemplos de interrupção são: um incêndio, um desastre natural, um surto de uma doença, um ataque cibernético e muitos outros cenários que podem comprometer a execução dos serviços considerados essenciais para a instituição. Quando eventos desse tipo ocorrem, a instituição conta com o PCSE, que descreve instruções, processos e ferramentas necessários para continuar as operações ou se recuperar rapidamente do tempo de inatividade.
De maneira geral, o Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC contém informações sobre:
O PCSE será administrado, avaliado e acionado no âmbito da Direção de Tecnologia da Informação e Comunicações do TJRS, tendo sua manutenção, organização e melhoria revistas e atualizadas periodicamente pela Assessoria de Governança.
Documentos disponíveis: