Site oficial do TJRS

Ir para o conteúdo
Carregando...
A consulta de processos de execução criminal deve ser feita via Portal PEC.
Para acessar o Portal PEC clique aqui.
A consulta de processos de execução criminal deve ser feita via Portal PEC.
Para acessar o Portal PEC clique aqui.
Aguarde...

O Plano de Continuidade de Serviços Essenciais (PCSE) pode ser descrito como uma estratégia detalhada e documentada para garantir que a instituição consiga evitar a interrupção de suas atividades ou se recuperar rapidamente de uma interrupção significativa naqueles serviços que são considerados essenciais, ou seja, aqueles que contribuem diretamente para o cumprimento da missão do Tribunal.

Alguns exemplos de interrupção são: um incêndio, um desastre natural, um surto de uma doença, um ataque cibernético e muitos outros cenários que podem comprometer a execução dos serviços considerados essenciais para a instituição. Quando eventos desse tipo ocorrem, a instituição conta com o PCSE, que descreve instruções, processos e ferramentas necessários para continuar as operações ou se recuperar rapidamente do tempo de inatividade.

De maneira geral, o Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC contém informações sobre:

  • Condições e procedimentos para ativação do Plano (como se avaliar a situação provocada por um incidente);
  • Procedimentos a serem seguidos imediatamente após a ocorrência de um desastre (como, por exemplo, contato eficaz com as partes interessadas);
  • Procedimentos necessários para restaurar os serviços computacionais
  • Pessoas responsáveis por executar e comandar cada uma das atividades previstas no Plano;
  • Referências para contato dos responsáveis, sejam eles servidores ou terceiros;
  • Instituições responsáveis por oferecer serviços, equipamentos, suprimentos ou quaisquer outros bens necessários para a restauração.

O PCSE será administrado, avaliado e acionado no âmbito da Direção de Tecnologia da Informação e Comunicações do TJRS, tendo sua manutenção, organização e melhoria revistas e atualizadas periodicamente pela Assessoria de Governança.

Documentos disponíveis: