O Centro de Formação de Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do Estado do Rio Grade do Sul – CJud, foi criado pelo Ato da Presidência nº 14/2015, tendo como base legal a Resolução nº 159, de 12 de novembro de 2012, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre as diretrizes administrativas e financeiras para a formação de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário, e a Resolução nº 192, de 08 de maio de 2014, do Conselho Nacional de Justiça, que preconiza que as ações de formação e aperfeiçoamento de Magistrados, Servidores e Colaboradores, preferencialmente, devem ser desenvolvidas por instrutores internos.
Como forma de operacionalizar a formação e desenvolvimento de pessoas, o CJud tem como eixos estratégicos:
Entende-se por competências necessárias às pessoas integrantes do PJ:
A perspectiva de atuação do CJud está direcionada para a prática interdisciplinar, a relação teoria x prática, preparação para novos desafios,aprendizagem contínua, troca de experiências, desafios para o integrante do PJ no século 21.
Contato
(51) 3259-3888
cjudcursos@tjrs.jus.br
Endereço
Rua Celeste Gobbato, nº 229, Praia de Belas – Porto Alegre/RS.
O Centro de Formação do Judiciário tem como objetivos gerais:
1. viabilizar a implementação da Política de Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do RS;
2. proporcionar aos magistrados, servidores e colaboradores a formação e o desenvolvimento permanente, adequado às competências exigidas no 7 exercício de suas funções e comprometido com os objetivos estratégicos do Poder Judiciário, com ênfase na melhoria da eficiência, eficácia e qualidade da prestação de serviços judiciais, quer seja na atividade-fim ou na atividade-meio;
3. viabilizar a mobilização e aplicação de conhecimentos em situações específicas, a partir de um saber e um saber/fazer, estimulando a autogestão e a aprendizagem contínua dos integrantes do Poder Judiciário;
4. manter a permanente consonância e observação entre as competências requeridas para magistrados, servidores e colaboradores e os objetivos do Poder Judiciário; 5. viabilizar a racionalização e efetividade dos investimentos na implementação da política de capacitação; 6. estimular a autogestão e a aprendizagem contínua dos integrantes do Poder Judiciário.
Elaborar um projeto pedagógico orientador da ação, planejamento, direcionamento político e pedagógico para o trabalho do Centro, formulando metas, instituindo procedimentos e instrumentos de ação. Assim, o projeto é o resultado da reflexão sobre as práticas educativas, formulando objetivos e meios formativos para dar uma direção ao processo de aprendizagem no atendimento das finalidades da Instituição, observando: – a aprendizagem como prática social de compreensão da experiência humana acumulada e organizada; – o desenvolvimento das competências humanas, conforme necessidades e exigências pessoais e organizacionais; – o estabelecimento de objetivos e a implementação de condições organizativas e metodológicas para a viabilização da atividade educativa.
Para a implementação e desenvolvimento das atividades do CJUD, é observada a seguinte distribuição de atribuições:
• Secretaria Executiva
• Comunicação
• Infraestrutura
• Tecnologia
• Secretaria Administrativa
• Secretaria Administrativa/Cursos e Eventos
• Financeiro
• Pedagógico
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul utiliza cookies em seus portais com o objetivo de melhorar a experiência de navegação e para geração de estatísticas de utilização.