A Secretaria de Auditoria Interna – SAUDI do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul foi criada a partir do disposto na Resolução nº 86, de 08 de setembro de 2009, do CNJ, que estabelecia a necessidade de os tribunais implantarem unidades ou núcleos de controle interno, de acordo com o preconizado no art. 74 da Constituição Federal.
Órgão especializado de auditoria e consultoria, tem por finalidade assessorar a Presidência na avaliação da gestão contábil, orçamentária, financeira, patrimonial e operacional do Tribunal de Justiça, cuja atuação abrange o exame de atos, fatos e contratos administrativos, incluindo a avaliação de sistemas, operações, programas ou projetos de interesse da atividade de auditoria, ressalvadas as atribuições cometidas à Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (CAGE/RS), por força do artigo 76 da Constituição Estadual.
As competências estão elencadas no art. 14 do Ato Regimental nº 03/2020-OE, sendo elas:
I - o exame e avaliação da adequação e da eficácia da governança, da gestão, do gerenciamento de riscos, dos controles internos estabelecidos e do alcance dos objetivos estratégicos;
II - o reporte das avaliações, enfatizando as exposições significativas a riscos, incluindo riscos de fraude, questões de controle e governança, dentre outros assuntos necessários ou solicitados pelo Órgão Especial ou pelo Presidente do Tribunal;
III - o apoio ao controle externo do Conselho Nacional de Justiça no exercício de sua missão institucional.
A SAUDI inicia a publicação bimestral de um boletim como forma de esclarecimento aos colegas sobre as atividades de auditoria. O boletim procurará trazer conceitos, aclarar dúvidas e divulgar suas atividades, além de buscar na vivência cotidiana dos demais tribunais matérias que enriqueçam este tema tão importante.
Secretaria de Auditoria Interna – SAUDI
Telefone: (51) 3210-7143
e-mail: saudi@tjrs.jus.br
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul utiliza cookies em seus portais com o objetivo de melhorar a experiência de navegação e para geração de estatísticas de utilização.