Tomou posse nesta quarta-feira (01/2) o Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça na área de Inovação e Tecnologia, Alsones Balestrin, durante cerimônia que contou com a presença de todos os integrantes da Administração eleita. Ele é ex-Secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul nos governos liderados por Eduardo Leite e Ranolfo Vieira Junior e foi convidado para atuar no Judiciário gaúcho. Em seu discurso, a Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, destacou que Balestrin foi empossado no dia em que a atual Administração está completando um ano de mandato. "Há exatamente um ano, no plenário do nosso Tribunal, falamos que uma das iniciativas seria o incentivo à área da tecnologia, que é tão nevrálgica nos tempos atuais. Pois a chegada do Balestrin é mais uma das metas que já cumprimos desde que assumimos a nossa gestão, qualificando ainda mais a nossa equipe", disse ela. "A informática é hoje uma área fundamental para a realização de uma ótima jurisdição e por isso que estamos todos empenhados para o aperfeiçoamento constante neste segmento", afirmou a magistrada, desejando amplo êxito ao Assessor da Presidência.
O 1º Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Informática do TJ, Desembargador Alberto Delgado Neto, em seu pronunciamento, destacou o currículo de Balestrin, lembrando que o empossado foi um dos responsáveis pela modelagem e realização do South Summit Brazil, sendo coordenador do Conselho Curador da Edição de 2022. "A gente sabe que se existe alguém no Estado capaz de ter uma visão macro no sentido de promover a orientação da Administração e aconselhamento ao CONINF e à Presidência este nome é Alsones Balestrin, um profissional e acadêmico plenamente atualizado em termos de inovação tecnológica. Sorte nossa que agora está integrando o Judiciário gaúcho", afirmou o magistrado, também desejando muito sucesso ao ex-Secretário Estadual de Inovação.
O Assessor Balestrin, durante sua manifestação, agradeceu o convite e a receptividade por intermédio da Administração do Tribunal de Justiça. "Ao ser convidado pela Administração, percebi que o TJ possui muitas ações exitosas nesta área tecnológica e fiquei entusiasmado com o momento histórico vivido pelo Poder Judiciário, com a passagem para a era digital, tornando a Justiça mais célere e eficiente", disse ele, lembrando que a pandemia acelerou muito a evolução na informática. "Para fazer frente à era digital e da sociedade em rede, o Judiciário também precisa ser dinâmico, flexível e interativo estimulando o uso de novas ferramentas tecnológicas”, concluiu o empossado.
Também prestigiaram a cerimônia o 2º Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Comunicação Social do TJ, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, a 3ª Vice, Desembargadora Lizete Andreis Sebben, o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, a Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juíza Alessandra Abrão Bertoluci, o Juiz Assessor da Presidência José Luiz Leal Vieira, o Vice-Presidente da AJURIS, Juiz Daniel Neves Pereira, a Presidente do Comitê Especial dos 150 anos do TJ, Juíza Márcia Kern, o Diretor-Geral Sandro Borba, o Assessor da Presidência, Ivandre de Jesus Medeiros, além dos diretores da DITIC, Antonio Braz, e da DICOM, Adriana Arend, além da Coordenadora da ASSEST, Carla Amarelle, e demais servidores
Currículo
Alsones Balestrin é ex-Secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, e membro do Conselho Fiscal da CORSAN e da PROCERGS É professor titular da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos, instituição na qual foi Pró-Reitor Acadêmico e de Inovação entre 2017 e 2022, e Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovaçção entre 2009 e 2017. Possui Pós-Doutorado em Gestão da Inovação pela Esocola de Altos Estudos Comerciais - Hecmontreal - Canadá e dupla titulação de doutorado em Administração, com ênfase em Gestão da Teconologia, pela UFRGS. Desde 2002 atua como Professor Associado do Instituro de Administração de Empresas da Universidade de Poitiers, na França, e foi um dos criadores do Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Ecossistemas de Inovação da Unisinos/CMPQ. Foi um dos responsáveis pela modelagem e realização do South Summit Brazil e, no ano de 2022, incluído na lista dos 100 cientistas da América Latina mais citados na área de gestão e negócios.