O Tribunal de Justiça do Estado do RS iniciou a utilização da nova plataforma para realização dos Processos Seletivos de Estagiários para a Comarca de Porto Alegre e Unidades Integrantes do 2º Grau de Jurisdição.
O sistema foi desenvolvido pela Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação (DITIC), em parceria com o Serviço de Seleção do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas da Direção de Gestão de Pessoas (DIGEP), e contempla a realização das inscrições e das provas objetivas on-line.
O sistema foi disponibilizado em 7/7 e já conta com 2.335 candidatos cadastrados, sendo que 1.103 deles realizaram a prova on-line (no dia 26/7), referente ao primeiro edital (53/2022), com todas as etapas transcorrendo sem intercorrências.
Os estudantes de Nível Médio, Técnico ou Superior interessados em realizar estágio no Poder Judiciário podem fazer o cadastro prévio na plataforma, por meio do link https://apps.tjrs.jus.br/nova/login. Já a inscrição nos processos seletivos devem respeitar os prazos de cada edital de abertura, cujos cronogramas estimados são divulgados no site e nas redes sociais do TJRS.
Considerando a complexidade, o grande volume de dados e usuários, a nova plataforma tem por objetivo ser mais moderna e intuitiva, facilitando o acesso e a sua utilização, inclusive, em smartphones. Durante o desenvolvimento do projeto, também houve preocupação com a segurança dos dados dos estudantes e o atendimento à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Segundo o Desembargador Ney Wiedemann Neto, que iniciou o projeto, ainda na Administração anterior, quando era o 3º Vice-Presidente do TJRS, o acesso dos interessados foi facilitado, uma vez que aqueles que não dispõem de computadores poderão utilizar o seu próprio smartphone para esse propósito.
Para o Diretor da DITIC, Antonio Braz Neto, “a plataforma de provas on-line é mais um serviço digital que moderniza a área administrativa focada na seleção de pessoas para as atividades de estágios". Ele ressalta a parceria com as áreas envolvidas, que buscaram "prover mais serviços eletrônicos para a sociedade, ampliando a acessibilidade digital aos estagiários que podem fazer as inscrições e as provas de qualquer lugar.”
No link https://www.tjrs.jus.br/novo/institucional/concursos-e-processos-seletivos/estagios , no site do TJRS, podem ser obtidas informações sobre processos seletivos, estágios e manuais do sistema.