O 2º Workshop Cases de Comunicação do Sistema de Justiça reuniu gestores de instituições da área para compartilhar práticas de comunicação social com foco em direitos humanos e no aprimoramento da imagem do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública nas diferentes esferas. Promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), o evento ocorreu em Goiânia-GO, nos dias 13 e 14 de outubro. O Prêmio Themis de Jornalismo foi destaque entre os projetos de aproximação do Poder Público com a imprensa.
A iniciativa do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), criada em 2021, tem a finalidade de reconhecer produções jornalísticas e acadêmicas que destaquem as boas práticas do Poder Judiciário gaúcho referentes ao trabalho jurisdicional, bem como as atividades de apoio à sociedade e as ações inovadoras para qualificar a prestação de serviços. Um dos diferenciais é a definição de categorias temáticas para trabalhos em multiplataforma, em lugar da tradicional separação por mídias.
O TJRS foi representado pela Diretora de Comunicação Social, Adriana Arend, e pelo Diretor de Marketing Institucional e Comunicação Digital, Fabio Berti. Os jornalistas relataram o cenário de criação, o planejamento e a operacionalização do prêmio. Destacaram, ainda, os principais resultados da primeira edição e os pontos de atenção que permitiram uma sensível evolução para a segunda edição, que ocorre em 2022 – em fase de avaliação dos trabalhos pelas comissões avaliadoras.
A Diretora da DICOM apresentou os processos de criação do regulamento e do edital do concurso. “Por se tratar de instituição pública, é preciso observar à risca o que dispõe a legislação e seus prazos”, explicou Adriana Arend. Ainda, ressaltou que a iniciativa pretende valorizar as boas práticas do Judiciário, que vão muito além de julgar processos, como o esclarecimento da população sobre serviços que a Justiça gaúcha oferece e iniciativas solidárias, como doação de móveis, veículos, equipamentos, alimentos e mesmo destinação em dinheiro para auxílio a entidades de cunho assistencial.
O Diretor de Marketing do TJRS destacou a parceria com entidades representativas dos jornalistas e apresentou resultados que confirmam a evolução planejada da iniciativa. “A segunda edição do prêmio teve um crescimento de 300% no número de trabalhos inscritos, comprovando o acerto nas estratégias de divulgação e o interesse do público-alvo”.
Além dos cases, o workshop contou com palestra do Juiz Auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça de São Paulo, Iberê de Castro Dias, integrante da Comissão Julgadora do Prêmio Innovare e mentor de diversos projetos de inclusão social. O evento foi sediado pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), com apoio da Escola Judicial do TJGO e Universidade Federal de Goiás (UFG).