Espaço de construção de soluções inovadoras, através de uma atuação colaborativa multidisciplinar, o Labee9 - Laboratório de Inovação do TJRS foi inaugurado nesta tarde (24/1). Localizado no 9° andar do prédio do TJRS, em Porto Alegre, o ambiente se difere dos demais: uma área colorida e compartilhada, com estações de trabalho, bancadas, sofás e café onde magistrados, servidores e outros atores do sistema de justiça podem ser reunir para troca de ideias, conceitos ou sugestões envolvendo questões, problemas ou projetos relacionados ao Poder Judiciário.
A inauguração ocorreu na tarde desta terça-feira e contou com a presença do Presidente do TJRS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes. Esta foi a última inauguração conduzida por ele à frente do Judiciário Estadual. "Um laboratório de grandes reflexões, para que as grandes questões jurisdicionais ou administrativas possam ser implantadas na prática. Fica o agradecimento da nossa Administração a essa missão muito bem cumprida", afirmou o magistrado, que fez um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo Desembargador Ricardo Pippi Schmidt, Presidente da Comissão de Inovação do Poder Judiciário (INOVAJUS), que também é responsável por gerenciar o Labee9.
"Fica também a nossa saudade, que já bate no nosso coração, de momentos que nos fizeram chegar aqui com saúde mas, acima de tudo, com avanços no plano institucional", ressaltou o Presidente Voltaire. Ele registrou um agradecimento especial também ao 3º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Ney Wiedemann Neto, responsável pelas questões estruturais do prédio e que contribuiu para a construção do espaço, e ao Diretor de Infraestrutura do TJRS, Arquiteto Giovani Lino, responsável pela obra.
O Desembargador Ricardo, em seu discurso, destacou o empenho da equipe envolvida no desenvolvimento do projeto. Destacou que o TJRS, pioneiro em tantas frentes, passa a contar com um "espaço criativo, sustentável e colaborativo", de onde poderão nascer "novos produtos, serviços que tornem o Judiciário mais eficiente". "Precisamos conversar mais sobre os nossos problemas, inovar nas nossas formas de interagir e comunicar", afirmou o Presidente da INOVAJUS.
O magistrado citou o Projeto Descomplica, voltado para a simplificação da linguagem em atos administrativos e em sentenças, já desenvolvido pelo Labee9. "Embora alguns possam pensar que não há inovação nisso, a maior inovação nesse momento é cultural, com um novo modelo de Justiça digital", afirmou o Desembargador Ricardo, ao ressaltar que a mudança efetiva envolve não só a digitalização de processos, mas também as formas de trabalho.
Inovação
O Labee9 foi instituído em setembro do ano passado e já vinha atuando de forma virtual. A ideia é que o laboratório atue de forma multidisciplinar e em rede, integrando instâncias, órgãos, setores do Poder Judiciário e parcerias público-privadas, utilizando métodos modernos.
Entre os projetos já desenvolvidos com parcerias entre setores internos do TJ, como a Corregedoria-Geral da Justiça, ou instituições, como AJURIS, Ministério Público e PUCRS, estão o Descomplica (simplificação da linguagem em atos administrativos e em sentenças), o App Oficial de Justiça (auxilia na organização das atividades funcionais) e a Tabela do Dano Moral (facilita a análise dos critérios de qualificação do dano moral em decisões judiciais).
Atribuições do Labee9
• Buscar soluções com metodologias inovadoras e tecnológicas, por meio da colaboração e da experimentação
• Estimular ações fomentando a transformação cultural da instituição
• Facilitar a acessibilidade à justiça e aos métodos alternativos de resolução de conflitos
• Simplificar a linguagem e a comunicação
• Estimular atividades remotas
• Desestimular a Judicialização excessiva e o acesso disfuncional do sistema de justiça pelos jurisdicionados
• Estabelecer parcerias e conexões com laboratórios de inovação, centros de inteligência e com o ecossistema local, estadual e nacional de inovação.
Saiba mais sobre o Labee9 clicando aqui.
Presenças
Participaram da cerimônia os membros da Administração do TJRS, Desembargadores Liselena Schifino Robles Ribeiro (1ª Vice-Presidente), Ícaro Carvalho de Bem Osório (2° Vice), Ney Wiedemann Neto (3° Vice) e Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak (Corregedora-Geral da Justiça); Juiz Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Márcio André Keppler Fraga, Juíza-Corregedora Coordenadora Cristiane Hoppe, Diretor-Geral do TJRS, Sandro Borba; integrantes da INOVAJUS, Juiz-Corregedor André Luís de Aguiar Tesheiner , a Juíza de Direito Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe, servidores Sheron Garcia Vivian (Coordenadora Executiva do Labee9), Antonio Braz da Silva Neto (Diretor da DITIC), Carla Amarelle (Assessora da ASSEST) e Denize Reginato Mafaldo (servidora do 1° grau), além de magistrados e servidores.
Prestigiaram também o evento a Subprocuradora-Geral para Assuntos de Gestão Estratégica, Caroline Vaz; Subdefensora Pública-Geral para Assuntos Institucionais, Rafaela Consalter, representante da Presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Juiz Federal Sérgio Renato Tejada Garcia (Diretor do Foro da Subseção Judiciária de Rio Grande), Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Administrativos, Paula Ferreira Krieger, Presidente da Comissão de Direito da Tecnologia e Inovação da OAB/RS, Filipe Pereira Mallmann, Diretor do Núcleo de Direitos Humanos e Vice-Presidente eleito da AJURIS, Juiz Daniel Neves Pereira e o Gestor de Relacionamento de Negócios do Tecnopuc, Leandro Pompermaier.