INSTITUI A POLÍTICA DE PROTEÇÃO E DE SEGURANÇA DE DADOS
PESSOAIS NO ÂMBITO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO SUL.
O EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR VOLTAIRE DE LIMA MORAES, PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE ATENDER AO QUE CONSTA NO EXPEDIENTE SEI Nº 8.2020.0022/000008-5,
CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES NORMATIVAS DA LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) NO ÂMBITO DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO TRIBUNAL, DE FORMA A ESTABELECER UMA POLÍTICA DE PRIVACIDADE ADEQUADA AOS NOVOS DESAFIOS PROPOSTOS PELA LGPD EM HARMONIA AO DISPOSTO NA LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LAI);
CONSIDERANDO A RELEVÂNCIA DE SEREM ESTABELECIDOS PRINCÍPIOS E DIRETRIZES AO ENFRENTAMENTO DAS QUESTÕES DE PROTEÇÃO DE DADOS, DE FORMA A DISCIPLINAR OS REGISTROS DE TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS NO ÂMBITO DO TRIBUNAL, PARA QUE CONTENHAM INFORMAÇÕES SUFICIENTES SOBRE A BASE LEGAL A SEU ESTABELECIMENTO; AS CATEGORIAS DE DADOS DE TITULARES E DE DESTINATÁRIOS PREVISTOS; A FINALIDADE DO TRATAMENTO ESTABELECIDO; O TEMPO DE CONSERVAÇÃO DOS DADOS; A GESTÃO QUANTO AO COMPARTILHAMENTO DOS DADOS E SEU ALCANCE; AS MEDIDAS APONTADAS COMO NECESSÁRIAS PARA A PROTEÇÃO DOS DADOS TRATADOS E A POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO ESTABELECIDA DE FORMA AMPLA;
CONSIDERANDO A INEVITABILIDADE, NOS TERMOS DA RECOMENDAÇÃO Nº 73 DO CNJ, DE 20 DE AGOSTO DE 2020, DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO QUE CONTEMPLE UMA POLÍTICA DE ORGANIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DO TRATAMENTO DE DADOS NO ÂMBITO DO TRIBUNAL, QUE ESTABELEÇA OS DIREITOS E OBRIGAÇÕES DECORRENTES DA IMPLEMENTAÇÃO DA LGPD NO ÂMBITO INTERNO DA INSTITUIÇÃO, OBSERVANDO SITUAÇÕES DE CONTROLE AMPLO DA INFORMAÇÃO, SEJA EM RELAÇÃO AO ESTABELECIMENTO DA GESTÃO DE CONFIDENCIALIDADE E CONSENTIMENTO AO TRATAMENTO DE DADOS NO ÂMBITO PÚBLICO, SEJA EM RELAÇÃO À FORMA DE RETENÇÃO DESSES DADOS NOS DIVERSOS SISTEMAS DE TRATAMENTO ESTABELECIDOS;
CONSIDERANDO A OPORTUNIDADE DE QUALIFICAÇÃO DO PROCESSO DECISÓRIO E DE DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE PROTEÇÃO DE DADOS NO ÂMBITO DESTE TRIBUNAL, BEM COMO, NOS TERMOS DA RESOLUÇÃO Nº 332 DO CNJ, DE 21 DE AGOSTO DE 2020, A OBEDIÊNCIA A CRITÉRIOS ÉTICOS DE TRANSPARÊNCIA, PREVISIBILIDADE, PRECAUÇÃO, AUDITABILIDADE, IMPARCIALIDADE E NÃO DISCRIMINAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES AUTOMATIZADAS, EM ESPECIAL QUANTO À QUALIDADE DOS DADOS UTILIZADOS EM TERMOS DE SEGURANÇA DE REDE E DE FONTE, RESPONSABILIDADE, RASTREAMENTO E RESPEITO À PRIVACIDADE DOS USUÁRIOS;
CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE HARMONIZAR E DE TORNAR EFICAZES AS AÇÕES RELACIONADAS À PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS E DE COMPLIANCE, BEM COMO O COMPARTILHAMENTO DE DADOS PESSOAIS ENTRE SETORES, UNIDADES E COLABORADORES, NOS PLANOS INTERNO E EXTERNO, PARA O CUMPRIMENTO DA MISSÃO INSTITUCIONAL DO PODER JUDICIÁRIO E, AINDA, A ELABORAÇÃO DE PARÂMETROS PARA A GOVERNANÇA DE DADOS,
RESOLVE:
ART. 1º INSTITUIR A POLÍTICA DE PROTEÇÃO E DE SEGURANÇA DE DADOS PESSOAIS, FÍSICOS E DIGITAIS, NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO, QUE PREVEJA, COMO DIRETRIZES FUNDAMENTAIS, A PRESERVAÇÃO DA PRIVACIDADE, A INVIOLABILIDADE DA HONRA E DA IMAGEM DE TITULARES DE DADOS, O RESPEITO À AUTODETERMINAÇÃO INFORMATIVA E A OBSERVÂNCIA À LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE INFORMAÇÃO, DE COMUNICAÇÃO E DE OPINIÃO.
ART. 2º ESTABELECER A NECESSIDADE DE JUSTIFICAÇÃO, NO ÂMBITO INTERNO, DA FINALIDADE DE REALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DE DADOS PARA PROPÓSITOS LEGÍTIMOS, ESPECÍFICOS, EXPLÍCITOS E INFORMADOS AO TITULAR DA INFORMAÇÃO, INCLUSIVE QUANTO À ADEQUAÇÃO E NECESSIDADE DOS MEIOS ESTABELECIDOS PARA O TRATAMENTO.
ART. 3º GARANTIR, NO ÂMBITO INTERNO DA GESTÃO DE DADOS, RESSALVADAS HIPÓTESES JUSTIFICADAS DE SEGREDO E SIGILO, SEGURANÇA PÚBLICA E DE ESTADO OU DE ATIVIDADES DE ATOS PREPARATÓRIOS À TOMADA DE DECISÕES, ADMINISTRATIVA E JUDICIALMENTE, O LIVRE ACESSO AOS TITULARES DE DADOS PESSOAIS PARA O CONTROLE DA QUALIDADE E DA TRANSPARÊNCIA DOS REGISTROS.
ART. 4º OBSERVAR, NO PROCESSO DE TRATAMENTO DE DADOS, SUFICIENTE PROPORCIONALIDADE À TOMADA DE DECISÃO, INCLUSIVE QUANTO AOS ASPECTOS HISTÓRICOS, CIENTÍFICOS, TECNOLÓGICOS OU ESTATÍSTICOS À INFORMAÇÃO DE INTERESSE PÚBLICO, RESTRINGINDO-SE O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS ÀS CONDIÇÕES DE NECESSIDADE E ADEQUAÇÃO À REALIZAÇÃO DE SUA FINALIDADE E AO OBJETIVO SOCIAL E À MISSÃO INSTITUCIONAL DO PODER JUDICIÁRIO.
ART. 5º PARA OS EFEITOS DESTE ATO, ENTENDE-SE POR:
I – DADO PESSOAL: AQUELE DECORRENTE DE INFORMAÇÃO RELACIONADA À PESSOA NATURAL, IDENTIFICADA OU IDENTIFICÁVEL.
II – DADO PESSOAL SENSÍVEL: AQUELE VINCULADO A UMA PESSOA NATURAL, QUE DIGA RESPEITO À ORIGEM RACIAL OU ÉTNICA, CONVICÇÃO RELIGIOSA, OPINIÃO POLÍTICA, FILIAÇÃO A SINDICATO OU À ORGANIZAÇÃO DE CARÁTER RELIGIOSO, FILOSÓFICO OU POLÍTICO, À SAUDE OU À VIDA SEXUAL E À IDENTIFICAÇÃO GENÉTICA OU BIOMÉTRICA.
III – DADO ANONIMIZADO: AQUELE QUE NÃO PODE SER IDENTIFICADO, OBSERVADA A UTILIZAÇÃO DE MEIOS TÉCNICOS POSSÍVEIS E DISPONÍVEIS NA OCASIÃO DE SEU TRATAMENTO.
IV – DADO PSEUDONIMIZADO: AQUELE EM QUE AUSENTE É A POSSIBILIDADE DE ASSOCIAÇÃO, DIRETA OU INDIRETA, DA INFORMAÇÃO A UM INDIVÍDUO, SENÃO PELO USO DE INFORMAÇÃO ADICIONAL MANTIDA PELO CONTROLADOR, SEPARADAMENTE, EM AMBIENTE SEGURO DE ARMAZENAMENTO.
PARÁGRAFO ÚNICO: NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO E JURISDICIONAL, OS DADOS PESSOAIS NÃO AMPARADOS POR SIGILO OU SEGREDO DE JUSTIÇA, CONFORME TOMADA DE DECISÃO PRÉVIA PARA O CASO, POR AUTORIDADE COMPETENTE, DEVEM OBSERVAR, PARA FINS DE ACESSO PÚBLICO, A FINALIDADE, A BOA-FÉ E O INTERESSE PÚBLICO QUE JUSTIFIQUEM A SUA DISPONIBILIZAÇÃO.
ART. 6º O TRATAMENTO DE DADOS CORRESPONDE A QUALQUER OPERAÇÃO REALIZADA COM DADOS PESSOAIS QUE SE REFIRA A COLETA, PRODUÇÃO, RECEPÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, UTILIZAÇÃO, ACESSO, REPRODUÇÃO, TRANSMISSÃO, DISTRIBUIÇÃO, PROCESSAMENTO, ARQUIVAMENTO, ARMAZENAMENTO, ELIMINAÇÃO, AVALIAÇÃO OU CONTROLE, MODIFICAÇÃO, COMUNICAÇÃO, TRANSFERÊNCIA, DIFUSÃO OU EXTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES.
ART. 7º O TRATAMENTO DE DADOS, NO ÂMBITO DO TRIBUNAL, DEVE SER REALIZADO PARA O ATENDIMENTO DA FINALIDADE PÚBLICA DESEMPENHADA PELA INSTITUIÇÃO, COM O OBJETIVO DE EXECUTAR AS COMPETÊNCIAS LEGAIS OU CUMPRIR AS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO PRÓPRIAS, SEMPRE FORNECENDO INFORMAÇÕES CLARAS E ATUALIZADAS SOBRE A PREVISÃO LEGAL, A FINALIDADE, OS PROCEDIMENTOS E AS PRÁTICAS UTILIZADAS PARA A EXECUÇÃO DESSAS ATIVIDADES, EM VEÍCULOS DE FÁCIL ACESSO, PREFERENCIALMENTE NO SÍTIO ELETRÔNICO.
I – EM RAZÃO DE CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO LEGAL OU REGULATÓRIA.
II – PARA A EXECUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PREVISTAS EM LEIS E REGULAMENTOS OU RESPALDADAS EM CONTRATOS, CONVÊNIOS OU OUTROS INSTRUMENTOS NORMATIVOS.
III – PARA A FORMAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA JUDICIAL OU ADMINISTRATIVA, OBSERVADA A SUA ATRIBUIÇÃO COMO FONTE NORMATIVA DO DIREITO.
IV – PARA A EXECUÇÃO DE CONTRATO OU DE PROCEDIMENTOS PRELIMINARES RELACIONADOS A CONTRATO DO QUAL SEJA PARTE O TITULAR JUNTO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.
V – PARA O EXERCÍCIO REGULAR DE DIREITOS EM PROCESSO JUDICIAL OU ADMINISTRATIVO.
I – QUANDO DECORRER DE EXECUÇÃO DESCENTRALIZADA DE ATIVIDADE PÚBLICA QUE EXIJA A TRANSFERÊNCIA.
II – QUANDO SE TRATAR DE DADOS ACESSÍVEIS PUBLICAMENTE, DESDE QUE PARA FINALIDADE COMPATÍVEL COM AQUELA PELA QUAL O ACESSO FOI TORNADO PÚBLICO.
III – QUANDO EXISTENTE PREVISÃO NORMATIVA LEGAL OU CONTRATUAL PARA FINS JUSTIFICADOS; OU
IV – QUANDO OBJETIVAR EXCLUSIVAMENTE A PREVENÇÃO DE FRAUDES E IRREGULARIDADES OU PROTEGER E RESGUARDAR A SEGURANÇA E A INTEGRIDADE DO TITULAR DOS DADOS.
ART. 8º O TRATAMENTO DE DADOS COM BASE NO CONSENTIMENTO DEVE OBEDECER A PRINCÍPIOS E DIRETRIZES ESTABELECIDOS NA LGPD E SER REALIZADO NO ATENDIMENTO DA FINALIDADE PÚBLICA DESEMPENHADA PELA INSTITUIÇÃO, COM O OBJETIVO DE EXECUTAR AS COMPETÊNCIAS LEGAIS OU CUMPRIR AS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO PRÓPRIAS.
ART. 9º HÁ CONSENTIMENTO DO TITULAR QUANDO FUNDADO EM MANIFESTAÇÃO LIVRE, INFORMADA E INEQUÍVOCA, PELA QUAL O TITULAR CONCORDA COM O TRATAMENTO DE SEUS DADOS PESSOAIS PARA UMA FINALIDADE DETERMINADA.
ART. 10 O TITULAR PODE OPOR-SE AO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS MEDIANTE PEDIDO DE ANONIMIZAÇÃO, BLOQUEIO OU ELIMINAÇÃO DE DADO OU DE CONJUNTO DE DADOS DESNECESSÁRIOS, EXCESSIVOS OU TRATADOS EM DESCONFORMIDADE COM A LGPD.
ART. 11 O TÉRMINO DO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS OCORRE QUANDO OBSERVADO:
I – PERDA DE FINALIDADE DO TRATAMENTO OU A AUSÊNCIA DE NECESSIDADE E PERTINÊNCIA DO DADO ESPECÍFICO À FINALIDADE PREVISTA.
II – REVOGAÇÃO DO CONSENTIMENTO DO TITULAR, RESGUARDADA EVENTUAL CONSERVAÇÃO MOTIVADA POR INTERESSE PÚBLICO RELEVANTE.
III – FIM DO PERÍODO DE TRATAMENTO.
PARÁGRAFO ÚNICO APÓS O TÉRMINO DO TRATAMENTO, OS DADOS PESSOAIS DEVEM SER ELIMINADOS, CONFORME DETERMINADO PELA LGPD, AUTORIZADA A CONSERVAÇÃO PARA CUMPRIMENTO DE OBRIGAÇÃO LEGAL OU REGULATÓRIA, INCLUÍDA, NESTA, A FORMAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA ADMINISTRATIVA E JUDICIAL.
ART. 12 SÃO AGENTES DO TRATAMENTO DE DADOS O CONTROLADOR, A QUEM COMPETEM AS DECISÕES REFERENTES AO TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS, E O OPERADOR, QUE REALIZA O TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS EM NOME DO CONTROLADOR.
ART. 13 TODOS QUE SE ENCONTREM NA CONDIÇÃO DE CONTROLADOR OU OPERADOR DE DADOS DEVEM ADOTAR MEDIDAS SUFICIENTES, QUANDO NECESSÁRIO, À COMPROVAÇÃO DO ATENDIMENTO ÀS NORMAS DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS, INCLUSIVE QUANTO À FINALIDADE E EFICÁCIA DO TRATAMENTO.
ART. 14 NA OCORRÊNCIA DE INCIDENTE DE SEGURANÇA QUE POSSA ACARRETAR RISCO DE DANO RELEVANTE AOS TITULARES DE DADOS, O FATO DEVE SER COMUNICADO À AUTORIDADE NACIONAL DE PROTEÇÃO DE DADOS, PELO ENCARREGADO DA PROTEÇÃO DE DADOS, E AOS TITULARES, EM PRAZO RAZOÁVEL, COM INFORMAÇÕES RELACIONADAS À NATUREZA DOS DADOS PESSOAIS AFETADOS E ÀS MEDIDAS TÉCNICAS E DE SEGURANÇA UTILIZADAS PARA A PROTEÇÃO DE DADOS, MITIGAÇÃO DE RISCOS E ATENUAÇÃO DE DANOS.
ART. 15 OS SERVIÇOS NOTARIAIS E DE REGISTRO, EXERCIDOS EM CARÁTER PRIVADO POR DELEGAÇÃO DESTE TRIBUNAL, DEVEM OBSERVAR A MESMA DISCIPLINA NORMATIVA PREVISTA NESTE ATO PARA O TRATAMENTO DE DADOS.
ART. 16 ESTE ATO ENTRARÁ EM VIGOR NO PRIMEIRO DIA ÚTIL SEGUINTE À DATA DE SUA DISPONIBILIZAÇÃO NO DIÁRIO DA JUSTIÇA ELETRÔNICO.
SECRETARIA DA PRESIDÊNCIA, 18 DE SETEMBRO DE 2020.
DESEMBARGADOR VOLTAIRE DE LIMA MORAES,
PRESIDENTE.