Site oficial do TJRS

Ir para o conteúdo
Carregando...
A consulta de processos de execução criminal deve ser feita via Portal PEC.
Para acessar o Portal PEC clique aqui.
A consulta de processos de execução criminal deve ser feita via Portal PEC.
Para acessar o Portal PEC clique aqui.
Aguarde...

O Prédio Anexo ao Tribunal de Justiça conta com 17 pavimentos, 11 deles destinados à instalação de 176 gabinetes e assessorias. Os outros 6 pavimentos são de estacionamento, 3 deles no subsolo, totalizando 987 vagas.

Para ligar o Prédio Anexo ao Tribunal de Justiça, 11 passarelas metálicas permitem a conexão direta entre as edificações, as quais estão instaladas do 4º ao 14º pavimento.
Cada pavimento conta ainda com duas salas de reuniões de uso compartilhado, localizadas próximas ao corredor dos elevadores privativos. Cada sala é equipada com mesa de reuniões para 10 pessoas e com televisão para projeção.

O projeto arquitetônico buscou atender a todas as demandas pré-estabelecidas no programa de necessidades da edificação, visando ao melhor aproveitamento da área disponível para construção e respeitando padrões de dimensionamento definidos pelo CNJ na Resolução 114/2010. A otimização das áreas de circulação proporcionada pelo zoneamento eficiente das atividades dentro do edifício permitiu considerável redução na área construída e, consequentemente, redução do custo da obra.

No projeto, buscou-se, também, a separação dos fluxos de pessoas dentro da edificação. A circulação de público e a circulação de magistrados e servidores estão isoladas, proporcionando maior segurança a todos.

O prédio Anexo possui, ainda, acessibilidade universal, consonante diretrizes da recomendação nº 27/2009 do CNJ e da NBR 9050.

O Prédio Anexo contará com práticas sustentáveis, as quais trarão vantagens ecológicas e economia de recursos, com redução de gastos com energia elétrica e água.

Reaproveitamento de águas

Iniciativa que reutiliza as águas provenientes da chuva e dos lavatórios para utilização na limpeza, descarga dos vasos sanitários e manutenção predial. Cisternas farão a captação das águas pluviais e um sistema hidráulico fará o aproveitamento da água dos lavatórios, as quais serão reaproveitadas nos sanitários.

Reaproveitamento de águas

Sistema de controle solar fachada oeste – Brise Soleil

Brise é um sistema utilizado para impedir, nas horas críticas do dia, a incidência direta de radiação solar no interior da edificação.

O uso eficiente da luz natural em um edifício tem papel preponderante para garantir maior conforto e eficiência energética. O uso contínuo de energia é provavelmente o maior impacto ambiental específico de um edifício. Isto se relaciona com diversos aspectos, dentre eles a utilização de fontes energéticas renováveis, a minimização das cargas de aquecimento e refrigeração, a otimização da luz natural, etc.

A luz natural oferece enormes vantagens e pode ser utilizada como estratégia para obter maior qualidade ambiental e eficiência energética em edifícios.

O controle da incidência da luz solar direta no ambiente diminui o aquecimento da edificação nas estações mais quentes do ano. Quanto menor a temperatura interna do edifício, menor será o consumo em energia para climatizar os ambientes.

Cobertura Vegetal

A edificação conta com sistema de “telhado verde” (cobertura de plantas nativas) com o objetivo de colaborar com o isolamento térmico, reduzindo gastos com o ar condicionado.

Cobertura VegetalCréditos: DINFRA

Os telhados verdes trazem diversos benefícios:

  • Aumento da biodiversidade;
  • Redução da velocidade de escoamento da água da chuva na fonte (cobertura);
  • Aumento da retenção da água da chuva na fonte (drenagem urbana);
  • Limpeza da água pluvial, contribuindo para redução da poluição;
  • Redução da emissão de carbono, atenuante da poluição do ar;
  • Diminuição da temperatura do micro e macro ambiente externo;
  • Conforto térmico e acústico para ambientes internos.

Climatização por Sistema VRF

Substituição das centrais térmicas à água por equipamentos com tecnologia otimizada com gás refrigerante ecológico. Além de ser econômico, permite o controle da temperatura por ambiente. Aliado a isso, o custo com a manutenção desse sistema é comprovadamente mais vantajoso comparado aos sistemas convencionais.

Quando comparado ao sistema de climatização por central de água gelada, o VRF apresenta uma redução no consumo de energia na ordem de 20%. O controle da temperatura no ambiente é mais simples, tipo minisplit, proporcionando maior conforto aos diferentes usuários do edifício.

Sistema de climatizaçãoCréditos: DINFRA

A edificação possui dez elevadores de alta eficiência e pleno atendimento em todos os pavimentos, sendo 6 para uso público, com capacidade para 24 passageiros cada, e 4 de uso restrito, com capacidade para 14 passageiros cada.

Gabinetes do prédio anexo

Cada gabinete possui área privativa de 22 metros quadrados, sendo construídos com divisórias de gesso acartonado com isolamento interno acústico, revestimento de piso do tipo vinílico, esquadrias em alumínio, vidros laminados refletivos e persiana com acionamento rolô do tipo tela solar com alta performance em conforto térmico, a qual permite o controle da incidência de luz solar com visibilidade para o exterior.

As persianas são controladas por correntes localizadas em suas laterais. Para recolher ou descer as persianas, basta puxar um dos lados da corrente.

Assessorias do prédio anexo

Cada gabinete de Desembargador possui uma Sala de Assessoria vinculada, acessadas tanto pela pública como pela circulação privativa. A sala possui 48 metros quadrados de área privativa, além de dois sanitários e uma copa privativa.

Na divisória que faz limite com a circulação pública está instalada uma micro-persiana interna com ajuste individualizado de giro, ajustada por meio de botoeiras acionada nos sentidos horário e anti-horário. As persianas não são recolhíveis.

Persianas do prédio anexo

A edificação foi idealizada para utilização de sistema de iluminação de alta eficiência energética com uso de luminárias de LED. Em cada sala, a iluminação é controlada por interruptores, os quais devem desligados quando desocupada ambiente. Na área de circulação, a iluminação será controlada por timers, sendo ligada automaticamente às 7h e desligada às 19h30.

Todos os ambientes possuem luminárias vigia, as quais ficam constantemente ligadas, não sendo afetadas pelo desligamento dos interruptores. Com isso, mesmo após as 19h30, haverá iluminação parcial nos corredores e escadas.

O Prédio Anexo conta, ainda, com grupo gerador de eletricidade para suprir eventuais faltas de energia por parte da concessionária, atendendo pontos principais da estrutura como iluminação, alguns elevadores e todos os computadores. Também há um sistema de no-breaks para suporte aos computadores, visando à evitar interrupções em momentos de queda de luz até que os geradores entrem em operação.

Todas as tomadas instaladas no prédio possuem tensão de 127V. As tomadas de fundo branco são de uso comum e para impressoras a laser. Já as tomadas de fundo preto são de energia estabilizada para uso exclusivo em computadores. É proibido o uso de dispositivos do tipo rabo quente e estufas.

 

Tomadas do prédio anexo

O sistema de ar condicionado instalado no prédio é do tipo Central VRF (variable refrigerant flow). São equipamentos de alta eficiência, com controles individualizados por ambiente.

Cada gabinete e sala de assessoria possui um controle remoto instalado na parede, permitindo o controle independente das temperaturas. O uso do controle é bastante intuitivo, destacando-se as operações a seguir:

Controle de Parede

Os equipamentos de climatização localizados nas áreas de circulação serão ajustados pela Zeladoria/Segurança.

Confirmada a instalação de 1 terminal telefônico (Modelo 9830) na sala de desembargador e 4 terminais telefônicos (Modelo 9808G) na sala de apoio.

O prédio anexo conta com serviço de WI-FI disponibilizado do 4º ao 14º e está acessível em todas as dependências destes andares. No projeto deste prédio foram instalados 88 pontos de acesso. Estão disponibilizado duas redes para acesso:

WIFI-TJRS-MOBILE

Disponível para Magistrados, Servidores, Terceiros e demais colaboradores que possuírem um conta na rede do TJRS.

O acesso deverá se dar conforme as orientações que seguem:

Wi-fi do perdio anexo

Ao selecionar esta rede, o usuário deve fornecer NOME DE USUÁRIO E SENHA DO DOMÍNIO TJRS. Além de aceitar nossos termos de uso para utilização desta rede.

WIFI-TJRS-NOTEBOOK

Possibilita acesso exclusivo para os notebooks de propriedade do Poder Judiciário em posse dos Magistrados e Servidores. Cabe lembrar que estas redes possuem proteção para quaisquer acesso prejudiciais a Segurança do poder Judiciário.

Essa rede não necessita que o usuário a selecione. Neste caso, os dispositivos do TJRS irão conectar automaticamente nesta rede, sem precisar intervenção do usuário.

O prédio conta com monitoramento de CFTV instalado em pontos estratégicos do prédio, totalizando 228 câmeras instaladas. O monitoramento encontra-se conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

  • Pontos lógicos em sala de desembargador: 9 pontos
  • Pontos lógicos em sala de apoio: 18 pontos
  • Pontos lógicos em salas de reuniões: 6 pontos