Atualizado em 11/03/2021
Antes da baixa definitiva
- Marque o checkbox “Disponibilizar para remessa à Central de Cobrança”.
- Selecione o(s) responsável(is) pelo pagamento e clique no botão “Adicionar”.
- Confira as guias pendentes de pagamento.
- Na área de [Ações], clique no botão “Custas”.
- Havendo uma ou mais guias na situação “vencida” ou “em aberto”, confira nos autos se são valores devidos, ou se é caso de exclusão da guia.
- Verificado que há custas devidas e não pagas, na linha da guia desejada, na coluna “Ações”, clique no ícone “CC – Disponibilizar para remessa à Central de Cobrança”. Será aberta uma nova tela.
- Atenção para o que segue:
- Verifique se a guia foi gerada em nome da pessoa responsável pelo pagamento e se esta possui CPF/CNPJ cadastrado no eproc. Caso contrário, deve ser intimado o procurador da parte pagante para fornecer o número do documento a fim de que seja expedida nova guia em nome do pagante, antes de fazer a remessa para a Central.
- Não devem ser enviadas guias ao setor de cobrança em nome do procurador se este não for o efetivo devedor das custas. Se o Advogado estiver atuando em causa própria e for sucumbente, a guia deve ser expedida em seu nome, sem usar a opção EXIBIR PROCURADORES COMO PAGANTES.
- Nos casos em que houver solidariedade quanto à sucumbência, é necessária a indicação de todos os “Responsáveis” pelo pagamento da guia no envio à Central de Cobrança, através do botão “Adicionar”. Para tal, devem ser verificadas, além das guias, eventual Certidão da Contadoria Judicial, bem como as decisões proferidas.
- Por fim clique no botão “Atualizar”.
A situação da guia será atualizada para “Em Aberto (Central de Cobrança)” ou “Vencida (Central de Cobrança)”, sendo passível de exclusão até o momento da baixa definitiva.
No momento da baixa definitiva
- Realizados os passos acima descritos, proceda à baixa definitiva do processo da seguinte forma:
- Na área [Ações], clique no botão “Baixa Definitiva”. Será aberta uma nova tela.
- Na área [Verificação de Pendências], não havendo alerta identificando outras pendências para validação da baixa, marque os campos solicitados, conforme o caso concreto.
- Na área [Verificação de Pendências Financeiras] aparecerá uma mensagem em destaque: “Existem Custas pendentes. A baixa definitiva gerará um processo administrativo junto à Central de Cobranças”.
- Estando tudo conferido, clique no botão “Certificar o acima informado e Baixar”.
- Baixado o processo, todas as guias pendentes de pagamento selecionadas serão encaminhadas, após rotina noturna de atualização do sistema, para o Serviço de Débitos Judiciais para cobrança, gerando um processo administrativo no 2º grau e lançando um evento no processo originário “Distribuído Processo Administrativo Número: xxxxxxxxxxx/TJ/RS”.
Remessa Equivocada de guias ao Setor de Cobrança
Neste caso, a unidade deverá proceder da seguinte forma:
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- Expedir ofício no processo de origem, solicitando a baixa do processo administrativo, informando o número completo deste no campo “(OPCIONAL) Desejo também juntar o documento no processo nº xxxxxx”, selecionando a opção “TJRS” no campo “UF”.
- Após a baixa do processo administrativo, reativar o processo de origem, excluir a guia indevida e realizar a baixa definitiva novamente.
Cancelamento de guia enviada à Central de Cobrança
Para cancelar uma guia que já tenha sido enviada à Central de Cobrança, remeter ofício, por e-mail para cobranca@tjrs.jus.br. Assim o processo administrativo destinado à cobrança será baixado.