Site oficial do TJRS

Ir para o conteúdo
Carregando...
A consulta de processos de execução criminal deve ser feita via Portal PEC.
Para acessar o Portal PEC clique aqui.
A consulta de processos de execução criminal deve ser feita via Portal PEC.
Para acessar o Portal PEC clique aqui.
Aguarde...
O Sistema Cronos foi desenvolvido para a elaboração de decisões, mas também pode ser usado na organização de despachos.
Acessar


O sistema Cronos, com origem no INOVAJUS deste Tribunal, constitui-se de um assistente para elaboração de decisões. Cada gabinete deve inserir no sistema os textos mais comuns utilizados na construção das decisões, denominados “tópicos”. Depois de alimentado o sistema, a partir de alguns cliques, o usuário poderá montar a minuta da decisão.

Dentro de cada tópico, o usuário pode indicar o texto que deverá constar da ementa, se for o caso, e também do relatório e até dispositivo, além, evidentemente, da fundamentação principal. Em outras palavras, incluindo-se um tópico sobre o assunto "X", automaticamente este mesmo assunto irá aparecer na ementa, no relatório, na fundamentação e até no dispositivo da sentença.

Isto significa ganho de tempo na construção da base da decisão, especialmente em matérias repetitivas (mas não apenas nestas). Além disso, o sistema permite buscar alguns dados do processo, como o nome das partes, permitindo a criação de relatórios de sentença mais detalhados, mas sem qualquer esforço a mais pelo usuário.

A facilidade de organização e pesquisa dos assuntos, bem como a praticidade na elaboração de uma minuta faz com que este novo sistema supere qualquer forma de organização tradicional por modelos. O fato de os modelos estarem centralizados no Gabinete do Magistrado propicia fácil atualização dos textos, sem se correr o risco de a mesma unidade ter a mesma decisão em versões diferentes.

A fim de auxiliar os demais colegas, os magistrados poderão compartilhar suas fundamentações, numa espécie de sistema colaborativo.

O Sistema Cronos foi desenvolvido para a elaboração de decisões, mas também pode ser usado na organização de despachos. Neste aspecto, a Comissão de Inovação e Integração com o 1º Grau, da Corregedoria-Geral da Justiça, desenvolve um banco de dados de modelos de despachos. Atualmente há mais de 500 decisões ou despachos cadastrados, todos revisados, organizados, e adaptados ao NCPC.

Cronos-Tela-para-webClique na imagem para ampliar