Notícias Relacionadas


Imagine um Dia sem Mulheres

05/03/2021 - 21:12

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher será oferecida, nesta segunda-feira, 8/3, às 18h, a Live “Imagine um Dia sem Mulheres. O evento será transmitido no canal Confessionário – Relatos de Casa, do Youtube (www.youtube.com/confessionario). Como âncora do programa, a Atriz e Diretora, Deborah Finocchiaro. As convidadas da live são: Denise Mantovani, Doutora em Ciência Política, a Advogada, Gabriela Ribeiro de Souza – especializada em Direitos das Mulheres, Iara Virgínia, empreendedora social e as atrizes, Juçara Gaspar e Laura Medina.

O projeto tem o apoio da Coordenaria Estadual da Violência Doméstica e Familiar (CEVID/RS), que amanhã, dia 9/3, realizará live em parceria com a Estação Confessionário.

Dia sem mulheres

A pauta de debate terá como tônica refletir questões como: e se o mundo acordasse não encontrando nenhuma mulher nas ruas, escolas, casa, restaurantes, escritórios e demais lugares? Qual impacto surtiria na sociedade? Além dessa cogitação, as convidadas irão falar sobre temas voltados ao universo da violência contra a mulher, aumento do feminicídio na pandemia, histórias e memórias da mulher no mundo e, ainda como gancho, informações sobre a Websérie Confessionário – Relatos de Casa.
Origem

“Confessionário – Relatos de Casa” nasceu durante a pandemia, em 2020, uma websérie de nove episódios. Com direção e criação de Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol a Websérie aborda temas referentes ao universo da violência doméstica e de gênero. Possui, como objetivo, estimular mulheres a se livrarem da culpa e do medo e denunciarem seus agressores. Visa também a atingir novas perspectivas e ações através da união de um coletivo de pessoas de áreas e pensamentos diversos. A cada episódio um tema novo, todos interpretados por atrizes que narram histórias reais de mulheres vítimas de violência doméstica e de gênero.

O Projeto Estação Confessionário está disponível nos principais agregadores de podcast (Spotify, Google Podcast e Apple Music). No próximo dia 29/3 estreia sua 3ª temporada.

Quer conhecer mais sobre o Estação Confessionário? Siga estes endereços:

www.youtube.com/confessionário

www.instagram.com/confessionariorelatosdecasa/channel

www.facebook.com/confessionariorelatosdecasa/

Convidadas

  • Denise Montovani é Jornalista, Doutora em Ciência Política, pela UnB, com PhD em estudos feministas. É responsável pelo podcast, feminismos e Sociedade no Sul21 e autora da obra Mídia e Eleições no Brasil: Disputas e Convergências na Construção do Discurso Político. É uma das “embaixadoras” da divulgação do Confessionário.
  • Iara Virgínia da Silva é empreendedora social, conecta através do projeto Criando Pontes, pessoas, projetos e instituições beneficentes que atuam na prevenção da saúde, na cultura antirracista e de gênero. Atua na Liga de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo e no grupo Negras Melodias. É uma das “embaixadoras” da divulgação do Confessionário.
  • Gabriela Ribeiro de Souza é Advogada feminista, especialista em direito das mulheres, professora e sócia fundadora do primeiro escritório de advocacia para mulheres do Sul do país. É assessora jurídica do projeto Confessionário – Relatos de Casa e faz participações em alguns episódios
  • Juçara Gaspar é Mestranda em Poéticas Teatrais, na Udesc. Atriz, Diretora e Dramaturgista de teatro, desde 2002. Co-fundadora da Cia Dramática atua, pesquisa e trabalha sobre temáticas femininas há mais de dez anos. Desde 2015, ministra a oficina de teatro para mulheres “Mulher, Protagonismo e Memória”, com a qual circula por coletivos, casas de acolhimento a vítimas de violência e organizações feministas.
  • Laura Medina é Atriz, Jornalista e apresentadora de TV. Estudou Artes Cênicas, na UFRGS e graduada em Jornalismo pela PUCRS. Atua no teatro desde 1985. Na TVE, trabalhou, como atriz, durante 11 anos no Programa infantil Pandorga. Na RBS TV, participou das séries Histórias Curtas, Histórias Extraordinárias e Contos de Inverno. Foi atriz da 1ª temporada do Confessionário.
  • Deborah Finocchiaro é Multiartista. Estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral no DAD/UFRGS (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também Diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios. Fundadora da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, durante a pandemia do coronavírus realizou, entre outros, a Websérie, Confessionário – Relatos de Casa (2020) e o programa “Estação Confessionário”, na Radioweb – Estação Democracia (2021). Na 1ª temporada do Confessionário, assinou criação, direção, roteiro, preparação de elenco, produção executiva, coordenação geral, além de interpretar uma das personagens.

 

Fonte: Imprensa / TJRS
imprensa@tjrs.jus.br

 

Voltar