Notícias

Magistradas conversam sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha com estudantes da Faculdade Anhanguera

18/10/2022 - 14:55

As Juízas de Direito Madgéli Frantz Machado e Márcia Kern, que atuam na área de violência doméstica e familiar contra a mulher, estiveram palestrando sobre o tema para alunos dos cursos de Direito e de Enfermagem da Anhanguera Porto Alegre.

Idealizadora do projeto Maria na Escola, a Juíza Madgéli, que é titular do 1º Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital, leva a iniciativa para as salas de aula, onde conversa com estudantes sobre aspectos envolvendo a violência contra a mulher e também sobre a Lei Maria da Penha, um marco na legislação que combate este tipo de crime no país.

No dia 4/10, ela esteve na Anhanguera com alunos dos cursos de Enfermagem e de Direito. “Conversar com as alunas e alunos da Anhanguera foi uma grande oportunidade para refletir sobre a violência contra a mulher, suas causas, consequências e para adotar novas posturas visando à prevenção e ao combate desse tipo de violência”, afirma a magistrada.

Juíza Márcia Kern ressaltou a importância da atuação dos profissionais da área da saúde na detecção de casos de violência contra a mulher

A importância da atuação dos profissionais da área da saúde na detecção de casos de violência contra a mulher foi ressaltada pela Juíza Márcia Kern

Nesta terça-feira (18/10), foi a vez da Juíza Márcia Kern, designada junto ao regime de exceção da 1° Vara da Violência Doméstica e Familiar da Comarca de Porto Alegre, ministrar a palestra “Lei Maria da Penha e história das mulheres no Brasil” para alunos do curso de Enfermagem. Entre os aspectos abordados, a magistrada falou sobre o perfil de “cuidadoras universais” das mulheres.

Diante de um público de estudantes da área da saúde, destacou ainda a importância desses futuros profissionais na identificação de possíveis casos de violência doméstica, bem como o seu encaminhamento para a rede de atendimento e proteção.  Além de ressaltar a necessidade de estrutura política para que as mulheres conquistem cada vez mais o espaço público. “Foi uma conversa produtiva e emocionante”, frisou.

As atividades de extensão do curso de Enfermagem integram as ações do Outubro Rosa e são coordenadas pela Professora Mérlim Fachim.

 

 

Fonte: Imprensa / TJRS
dicom-dimp@tjrs.jus.br

 

Voltar