Notícias

22ª Semana da Justiça pela Paz em Casa aborda a importância dos Grupos Reflexivos

21/11/2022 - 13:30

A abertura da 22ª edição da Semana da Justiça pela Paz em Casa, na manhã desta segunda-feira (21/11), no Palácio da Justiça, contou com a presença de diversos representantes das instituições que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher no Rio Grande do Sul.

A Juíza-Corregedora Taís Culau de Barros, Coordenadora da CEVID – Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRS, agradeceu a presença de todos e destacou a importância do trabalho conjunto de todos os agentes que atuam na área. “A união de todos e o foco na capacitação são fundamentais para o combate à violência. A estratégia de desarme passa também pela reflexão e a mudança de comportamento”, alertou a magistrada. Na abertura do evento, a Juíza-Corregedora fez o lançamento do jogo da Fada Lila, um jogo de tabuleiro voltado para a abordagem da temática da violência doméstica junto a alunos do ensino fundamental. O material lúdico foi confeccionado pela CEVID e a Direção de Comunicação do TJRS – DICOM.

Juíza fala no púlpito enquanto segura em uma das mãos jogo de tabuleiro chamado Fada Lila

Juíza-Corregedora Taís Culau de Barros, Coord. da CEVID, lançou o jogo Fada Lila, que será distribuído nas escolas

O Psicólogo Daniel Fauth Martins foi o palestrante convidado para falar sobre “Masculinidades e violências: grupos reflexivos e responsabilizantes como estratégia de desarme”. Durante a manhã, ele apresentou análises e resultados de anos de pesquisa sobre esse tema; fez uma linha do tempo para contextualizar o homem ao longo dos tempos e a evolução do modelo de masculinidade existente no Brasil. Martins abordou as desigualdades de gênero, o histórico de medo e como isso impacta no comportamento desde a infância de meninos. “ Quando pensamos na identidade masculina, vemos que desde quando somos meninos estamos acostumados a ter o controle”.

O especialista também frisou como a cultura social não foca no acolhimento e no diálogo. “ Desde os super-heróis, eles resolvem tudo no soco. Nunca eles conversam com o vilão”, ressaltou ele, que ainda complementou dizendo que “o aparato de segurança é importante, mas não é a única forma de combater um conflito”.

O evento segue durante a tarde com uma oficina de instrução prática sobre Grupos Reflexivos de Gênero, ministrada pelo Psicólogo Daniel Martins juntamente com a Psicóloga do TJRS, Ivete Vargas. Para acompanhar acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=7KMYTK4sjr0

Após, haverá o painel “Visões do Sistema de Justiça no enfrentamento da violência doméstica” com apresentações da Defensoria Pública, Ministério Público, Judiciário, Polícia Civil e Polícia Militar. https://www.youtube.com/watch?v=-yvR1VjOXYI 

A 22ª edição da Semana da Justiça pela Paz será realizada até 25/11. Durante a Semana, nas Comarcas de todo Estado, ocorrerão atividades relacionadas ao tema do combate à violência contra a mulher.

plateia sentada assistindo palestra

Magistrados, servidores e diversos profissionais que atuam na rede de combate à violência doméstica e familiar prestigiaram o evento

Presenças

Participaram da abertura do evento a Ouvidora da Mulher do TJRS, Desembargadora Jane Maria Köhler Vidal, o Presidente do Tribunal de Justiça Militar, Desembargador Amílcar Macedo, a Juíza de Direito Madgéli Frantz Machado, representando a Direção do Foro de Porto Alegre, as Promotoras de Justiça Carla Carrion Frós, Eva Margarida Brinques de Carvalho e Marta Beltrame, a Defensora Pública Liseane Hartmann, o Secretário de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Léo Voight, a representante do Programa RS Seguro e Comitê EMFRENTE Mulher, Giovana Mazzarolo Foppa, o representante do Comando-Geral da Brigada Militar, Corregedor-Geral, Cel. Vladimir Luis Silva da Rosa, o Presidente da Ajuris, Desembargador Cláudio Luís Martinewski, o Vice-Presidente da Ajuris, Juiz de Direito Cristiano Vilhalba Flores, a Diretora da Escola Superior da Magistratura, Juíza de Direito Patrícia Laydner, a Delegada de Polícia Cristiane Machado Pires Ramos, a Coordenadora dos Direitos da Mulher da Sec. de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Fernanda Lima Núñez Mendes Ribeiro, a representante da Secretaria Estadual de Justiça, Débora Ferreira, a Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/RS, Advogada Maximilia de Paula, o Presidente do CREMERS, Carlos Orlando Sparta de Souza e o Assessor Jurídico do CREMERS, Advogado Vitor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto.

 

Fonte: Imprensa / TJRS
dicom-dimp@tjrs.jus.br

 

Voltar